A expectativa negativa ventilada pela imprensa com o vazamento de alguns trechos da reunião ministerial que ainda estava para ser divulgada formalizou um ambiente de hostilidade e pessimismo sobre a manutenção da popularidade do governo, condicionando que todos da oposição e isentões que pularam do barco a apostar todas as fichas na divulgação integral do vídeo como um meio de derrubar a popularidade do presidente com a possibilidade de exposição de um suposto indício de interferência nas operações da PF. O resultado, assim como os prints divulgados por Moro, não passou de uma grande frustração para os opositores do governo.
O único trecho exposto no vídeo divulgado pelo STF em que Bolsonaro fala sobre segurança não aponta nenhuma intenção do presidente em gerar quaisquer interferências arbitrárias em cima da Polícia Federal, apenas uma queixa sobre a ineficácia de exposição de relatórios de inteligência, exigência essa legítima e prerrogativa legal da Presidência da República, e uma demonstração de insatisfação do presidente com reiteradas perseguições midiáticas aos seus familiares com o objetivo de atingi-lo.
O vídeo gerou reações ainda mais positivas inflamadas pela base de apoio e também contou com confissão de críticos do governo sobre a avaliação do conteúdo exposto ser favorável ao presidente. Janaína Paschoal, notável crítica do governo que pulou do barco nas primeiras dificuldades de governabilidade, admitiu em seu Twitter o favorecimento do conteúdo do vídeo à imagem de Jair Bolsonaro.
“Eu não sei se eu estou vendo a fita que vinha sendo anunciada. Realmente não sei. A fita que eu estou vendo reelege o Presidente”, escreveu.
Eu não sei se eu estou vendo a fita que vinha sendo anunciada. Realmente não sei. A fita que eu estou vendo reelege o Presidente.
— Janaina Paschoal (@JanainaDoBrasil) May 22, 2020
No momento em que o vídeo da reunião ministerial era exibido na imprensa, apoiadores de Bolsonaro iniciaram um twittaço com a #BolsonaroReeleito.
Acompanhe algumas mensagens:
Não conheço um eleitor do Bolsonaro que viu o vídeo e esteja arrependido, pelo contrário, já iniciamos a campanha pra 2022. É a melhor propaganda de todos os tempos! #BolsonaroReeleito
— Jouberth Souza 🇧🇷 (@Jouberth19) May 22, 2020
Depois do vídeo de hj, é #BolsonaroReeleito
— Paula Marisa 🇧🇷 (@profpaulamarisa) May 22, 2020
Só digo que depois de toda essa divulgação é fácil afirmar: #BolsonaroReeleito
— TeAtualizei 🇧🇷👊🏻❤️ (@taoquei1) May 22, 2020
Parlamentares da ala bolsonarista também participaram da mobilização virtual, como por exemplo os deputados federais, Carlos Jordy (RJ) e Marco Feliciano (SP).
Moro era herói, virou traidor e agora virou herói de novo. Que reviravolta! Tira casaco, bota casaco…#BolsonaroReeleito
— Carlos Jordy (@carlosjordy) May 22, 2020
Atacar a família de um homem para atingi-lo, é uma atitude covarde e desumana. Não há honra nisso! Tentam chantagear emocionalmente o PR @jairbolsonaro para desequilibralá-lo, desestruturá-lo! O 🇧🇷 está com vc presidente! #BolsonaroReeleito pic.twitter.com/enrvnkjmfM
— 👊🇧🇷 Marco Feliciano (@marcofeliciano) May 23, 2020
A tag está nos tredings topics. Já são mais de 830 mil mensagens.
O saldo final é positivo para o governo e para o presidente. Jair Bolsonaro conseguiu sair fortalecido nessa batalha.
Fonte: Conexão Política